I Sarau Poético - Olimpíada de Língua Portuguesa
"I Sarau Poético"
O sarau poético é uma atividade de culminância das oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa e tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional.
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Relato
Iniciamos a temática com um resgate prévio dos conhecimentos a cerca do gênero textual POEMA, através de explanação abordando as características do gênero, leitura de textos de diferentes gêneros, onde identificariam o poema. , os alunos tiveram como para casa, entrevistar familiares e vizinhos sobre seus conhecimentos a cerca do gênero que vem sendo trabalhado, e quais poemas conhecem. Em sala foram feitas as inferências necessárias, através de roda de leitura dos poemas e dados coletados com a comunidade. Leitura e interpretação de poemas recomendados pela OLP. Discursão do conteúdo textual, exploração da linguagem poética, uso da gramática (paralelismo sintético e semântico, denotação e conotação), entonação, atividade de escrita e reescrita de um poema com tema livre.
Trabalhado o gênero textual, partimos para a história do município, para as datas históricas, a passagem de tempo, as zonas rurais e urbanas, as antiguidades artísticas, o sítio histórico arquitetônico, as crenças e religiões, a cultura (dança, culinária, festejos tradicionais, artesanato)
Dessa efusão de textos e experiências escritas e orais, surgiram momentos deliciosos de encenação, contação de histórias e muita cantoria.
E, finalmente, a realização da atividade de escrita e reescrita, a produção de um POEMA.
A temática envolveu diversas áreas de conhecimentos:
- Português: Os gêneros: poema, poesia, lista, entrevista; Gramática (Paralelismo sintético e simétrico, denotação e conotação) elementos textuais (coesão e coerência, e os cinco fatores pragmáticos dos textos: a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade).
- Matemática: Unidade de medidas- medida de tempo;
- Ciências: Fauna e flora, meio ambiente, biomas;
- Geografia: Regiões, conceito de município e estado, paisagem urbana e rural;
- História: História do município, passagem de tempo, datas comemorativas importantes para o município;
Artes: A cultura local, artesanato, artes presente no Sítio Histórico Arquitetônico, música;
Religião: Tradições religiosas, festejos, crenças;
Educação física: Dança, expressão corporal;
Esse foi um trabalho riquíssimo, onde os alunos foram os protagonistas, atuando de forma ativa. Foi uma enorme satisfação vê-los por em prática os conhecimentos adquiridos, e poder proporcionar o acesso a informações sobre as riquezas culturais e naturais, entre outros aspectos referentes à nossa cidade, FLORESTA DO NAVIO.
Turmas: 5° ano "D" e "E", professoras Jordânia Larissa e Suzana de Paula
Centro de Educação Municipal Professora Fortunata Ferraz da Rosa.
O sarau poético é uma atividade de culminância das oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa e tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional.
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Relato
Iniciamos a temática com um resgate prévio dos conhecimentos a cerca do gênero textual POEMA, através de explanação abordando as características do gênero, leitura de textos de diferentes gêneros, onde identificariam o poema. , os alunos tiveram como para casa, entrevistar familiares e vizinhos sobre seus conhecimentos a cerca do gênero que vem sendo trabalhado, e quais poemas conhecem. Em sala foram feitas as inferências necessárias, através de roda de leitura dos poemas e dados coletados com a comunidade. Leitura e interpretação de poemas recomendados pela OLP. Discursão do conteúdo textual, exploração da linguagem poética, uso da gramática (paralelismo sintético e semântico, denotação e conotação), entonação, atividade de escrita e reescrita de um poema com tema livre.
Trabalhado o gênero textual, partimos para a história do município, para as datas históricas, a passagem de tempo, as zonas rurais e urbanas, as antiguidades artísticas, o sítio histórico arquitetônico, as crenças e religiões, a cultura (dança, culinária, festejos tradicionais, artesanato)
Dessa efusão de textos e experiências escritas e orais, surgiram momentos deliciosos de encenação, contação de histórias e muita cantoria.
E, finalmente, a realização da atividade de escrita e reescrita, a produção de um POEMA.
A temática envolveu diversas áreas de conhecimentos:
- Português: Os gêneros: poema, poesia, lista, entrevista; Gramática (Paralelismo sintético e simétrico, denotação e conotação) elementos textuais (coesão e coerência, e os cinco fatores pragmáticos dos textos: a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade).
- Matemática: Unidade de medidas- medida de tempo;
- Ciências: Fauna e flora, meio ambiente, biomas;
- Geografia: Regiões, conceito de município e estado, paisagem urbana e rural;
- História: História do município, passagem de tempo, datas comemorativas importantes para o município;
Artes: A cultura local, artesanato, artes presente no Sítio Histórico Arquitetônico, música;
Religião: Tradições religiosas, festejos, crenças;
Educação física: Dança, expressão corporal;
Esse foi um trabalho riquíssimo, onde os alunos foram os protagonistas, atuando de forma ativa. Foi uma enorme satisfação vê-los por em prática os conhecimentos adquiridos, e poder proporcionar o acesso a informações sobre as riquezas culturais e naturais, entre outros aspectos referentes à nossa cidade, FLORESTA DO NAVIO.
Turmas: 5° ano "D" e "E", professoras Jordânia Larissa e Suzana de Paula
Centro de Educação Municipal Professora Fortunata Ferraz da Rosa.
Comentários
Postar um comentário